A eventual responsabilidade do fornecedor de máquinas e equipamentos na ocorrência de acidente de trabalho

Notícias • 12 de Março de 2024

A eventual responsabilidade do fornecedor de máquinas e equipamentos na ocorrência de acidente de trabalho

As relações decorrentes do contrato de trabalho e seus desdobramentos não são estáticas, estão em permanente mutação em consonância com as alterações legislativas e de decisões judiciais que são norteadores acerca da aplicação da legislação vigente ao cotidiano das relações de trabalho.

Naquilo que se refere ao acidente de trabalho típico, provocado pelo manuseio de máquinas e equipamentos, não raras vezes surge o questionamento em relação a possibilidade de responsabilização do fabricante, do fornecedor em relação a ocorrência de acidente de trabalho, principalmente por falha de funcionamento da máquina ou do equipamento utilizado que provoca as lesões no empregado acidentado.

Hodiernamente a compra de máquinas e equipamentos novos devem necessariamente estar acompanhadas de Laudo de Conformidade com a Norma Regulamentadora de n° 12, NR-12, o que em um primeiro momento afasta a possibilidade de responsabilização e, em caso de defeito de fabricação ela não deve ser colocada em operação pelo empregador sob assunção do ônus pela responsabilidade de colocar o empregado em risco.

Em relação a aquisição de equipamentos usados, estes devem receber a análise prévia para adequação a NR-12 por profissional habilitado, e se for constatado algum risco na operação, igualmente não deve ser colocada em uso.

A exceção se apresenta na hipótese de empréstimo ou comodato, onde o proprietário do equipamento provocador da ocorrência acidentária pode ser chamado ao processo uma vez que o equipamento não adequado de sua propriedade colocado em operação atrai a sua responsabilidade em relação a ocorrência do acidente. Inclusive esse entendimento foi manifesto em decisão recente do Tribunal Superior do Trabalho em processo julgado com estas características.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias 11ª Turma: empregado que usa veículo próprio para trabalhar não tem direito a indenização
16 de Janeiro de 2017

11ª Turma: empregado que usa veículo próprio para trabalhar não tem direito a indenização

 Os magistrados da 11ª Turma do TRT da 2ª Região rejeitaram pedido de empregado de indústria e distribuidora de bebidas para pagamento de aluguel...

Leia mais
Notícias Banco deve reverter justa causa baseada apenas em boletim de ocorrência, diz TST
12 de Julho de 2017

Banco deve reverter justa causa baseada apenas em boletim de ocorrência, diz TST

É ilegal demitir por justa causa um trabalhador que foi acusado de tráfico de drogas com base apenas em boletim de ocorrência. Com esse...

Leia mais
Notícias Banco é condenado a indenizar trabalhador de Muriaé por venda obrigatória de férias
01 de Outubro de 2019

Banco é condenado a indenizar trabalhador de Muriaé por venda obrigatória de férias

O Bradesco terá que pagar R$ 10 mil de indenização de danos morais, por obrigar um bancário a vender 10 dias de férias de cada período adquirido. Os...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682