A NÃO INCIDÊNCIA DO TRINTÍDIO NA RESCISÃO POR MÚTUO ACORDO.

Notícias • 08 de Julho de 2021

A NÃO INCIDÊNCIA DO TRINTÍDIO NA RESCISÃO POR MÚTUO ACORDO.

Dúvida recorrente na rotina das relações contratuais do trabalho se refere a aplicabilidade da indenização por dispensa do empregado nos trinta dias que antecedem a data-base da categoria profissional ao qual a relação contratual está submetida nos casos onde a rescisão se efetiva nos moldes do art. 484-A da CLT, a denominada rescisão por mútuo acordo ou acordo entre as partes.

Inicialmente, cumpre destacar que a lei 7.238/1984 incumbe um ônus ao empregador que demite o empregado, sem justa causa, no período referente a 30 dias que antecede a data-base da categoria profissional. Considerando o fato de que o período de aviso prévio integra o contrato para todos os seus efeitos, nas situações onde a sua projeção recair dentro deste período, será devido um salário a mais ao ex-empregado a título de indenização.

A partir da vigência da Lei 13.467/17, a popularmente denominada Reforma Trabalhista, ocorreu o advento de uma nova modalidade de demissão. Atualmente, empregado e empregador podem acordar quanto ao ato demissional, celebrando uma demissão consensual. Nesta modalidade, o aviso prévio, se indenizado, será pago pela metade, assim como a multa sobre o saldo da conta vinculada do FGTS e, o FGTS sacado pelo ex empregado será à razão de 80% além de não existir acesso ao benefício do seguro-desemprego.

Gize-se que o texto normativo do artigo 9º da Lei 7.238/84 não oferece margem interpretativa pois determina que “o empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 dias que antecedem a data de sua correção salarial, terá direito à indenização adicional…”. Dessa forma, na hipótese de demissão consensual, essa não se trata de demissão sem justa causa, mas por vontade das partes.

Sendo assim, não há motivos para considerar a aplicação da indenização pela ocorrência do ato demissional nos trinta dias que antecedem a data da correção salarial da categoria.

Anesio Bohn

OAB/RS 116.475

Veja mais publicações

Notícias Juiz determina ressarcimento a trabalhador por descontos mensais no salário sem autorização prévia
12 de Agosto de 2019

Juiz determina ressarcimento a trabalhador por descontos mensais no salário sem autorização prévia

Uma empresa que comercializa estrutura metálica, com sede em Montes Claros, terá que devolver a um ex-empregado os descontos realizados no salário...

Leia mais
Notícias Permanência em trator durante abastecimento não caracteriza periculosidade
11 de Março de 2019

Permanência em trator durante abastecimento não caracteriza periculosidade

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho excluiu da condenação imposta à Raizen Energia S.A. a determinação de pagamento de adicional de...

Leia mais
Notícias A Responsabilidade Solidária e Subsidiária do Sócio Retirante – Reforma Trabalhista
27 de Setembro de 2017

A Responsabilidade Solidária e Subsidiária do Sócio Retirante – Reforma Trabalhista

O sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682