A NÃO INCIDÊNCIA DO TRINTÍDIO NA RESCISÃO POR MÚTUO ACORDO.

Notícias • 08 de Julho de 2021

A NÃO INCIDÊNCIA DO TRINTÍDIO NA RESCISÃO POR MÚTUO ACORDO.

Dúvida recorrente na rotina das relações contratuais do trabalho se refere a aplicabilidade da indenização por dispensa do empregado nos trinta dias que antecedem a data-base da categoria profissional ao qual a relação contratual está submetida nos casos onde a rescisão se efetiva nos moldes do art. 484-A da CLT, a denominada rescisão por mútuo acordo ou acordo entre as partes.

Inicialmente, cumpre destacar que a lei 7.238/1984 incumbe um ônus ao empregador que demite o empregado, sem justa causa, no período referente a 30 dias que antecede a data-base da categoria profissional. Considerando o fato de que o período de aviso prévio integra o contrato para todos os seus efeitos, nas situações onde a sua projeção recair dentro deste período, será devido um salário a mais ao ex-empregado a título de indenização.

A partir da vigência da Lei 13.467/17, a popularmente denominada Reforma Trabalhista, ocorreu o advento de uma nova modalidade de demissão. Atualmente, empregado e empregador podem acordar quanto ao ato demissional, celebrando uma demissão consensual. Nesta modalidade, o aviso prévio, se indenizado, será pago pela metade, assim como a multa sobre o saldo da conta vinculada do FGTS e, o FGTS sacado pelo ex empregado será à razão de 80% além de não existir acesso ao benefício do seguro-desemprego.

Gize-se que o texto normativo do artigo 9º da Lei 7.238/84 não oferece margem interpretativa pois determina que “o empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 dias que antecedem a data de sua correção salarial, terá direito à indenização adicional…”. Dessa forma, na hipótese de demissão consensual, essa não se trata de demissão sem justa causa, mas por vontade das partes.

Sendo assim, não há motivos para considerar a aplicação da indenização pela ocorrência do ato demissional nos trinta dias que antecedem a data da correção salarial da categoria.

Anesio Bohn

OAB/RS 116.475

Veja mais publicações

Notícias Indenizações decorrentes de acidente de trabalho – Seguro de vida e acidentes pessoais – Compensação
19 de Fevereiro de 2016

Indenizações decorrentes de acidente de trabalho – Seguro de vida e acidentes pessoais – Compensação

Muitos empregadores mantém seguro de vida e acidentes pessoais (inclusive por morte e invalidez decorrentes de acidente de trabalho) em favor de...

Leia mais
Notícias PUBLICADO REAJUSTE DAS FAIXAS SALARIAIS DO PISO REGIONAL PARA 2021 NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
04 de Janeiro de 2022

PUBLICADO REAJUSTE DAS FAIXAS SALARIAIS DO PISO REGIONAL PARA 2021 NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

A edição do Diário Oficial do estado do Rio Grande do Sul conteve em sua publicação do dia 23 de dezembro a Lei 15.768-RS, de 21 de dezembro de...

Leia mais
Notícias Aviso Prévio – PROPORCIONALIDADE
29 de Janeiro de 2016

Aviso Prévio – PROPORCIONALIDADE

A Lei 12.506/2011 dispõe no § único do art. 1º, “in verbis”: “Art. 1o O aviso prévio, de que trata o Capítulo VI do Título IV da...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682