A proibição de trabalho do menor aprendiz em condições insalubres e periculosas

Notícias • 17 de Fevereiro de 2017

A proibição de trabalho do menor aprendiz em condições insalubres e periculosas

Não é novidade a polêmica com relação ao trabalho de menores aprendizes em condições insalubres e periculosas. A Constituição Federal determina, no inciso XXXIII do art. 7º, a proibição do trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

Dessa forma, a norma constitucional veda o trabalho insalubre e periculoso aos menores. Os trabalhos técnicos ou administrativos são permitidos, desde que realizados fora das áreas de risco à saúde e à segurança.

A proibição a que nos referimos tem por finalidade a proteção do trabalhador menor, considerando que o mesmo é muito mais suscetível aos efeitos nocivos dos agentes insalubres do que o trabalhador adulto. Portanto, vigora a proibição irrestrita ao trabalho dos menores de dezoito anos em atividades ou operações insalubres e periculosas.

De outro lado, criando uma situação embaraçosa às empresas, o disposto no art. 429 da CLT prevê que os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a contratar aprendizes, no percentual mínimo de 5% e máximo de 15% do universo total dos empregados, cujas funções demandem formação profissional.

Embora, seja louvável o objetivo do texto constitucional, entendemos que a norma citada dificulta e até inviabiliza o aprendizado de alguns ofícios que se realizam obrigatoriamente em locais insalubres ou periculosos. Essa questão, sem dúvida alguma, clama por breves providências dos legisladores e do Ministério do Trabalho, pois cria imensas dificuldades às empresas e tolhe as oportunidades aos aprendizes.

 César Romeu Nazario
Advogado
OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias PUBLICADA MEDIDA PROVISÓRIA QUE ALTERA VENCIMENTO DO SIMPLES DOMÉSTICO E DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA
30 de Março de 2022

PUBLICADA MEDIDA PROVISÓRIA QUE ALTERA VENCIMENTO DO SIMPLES DOMÉSTICO E DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

A edição extra do Diário Oficial da União do dia 28 de março de 2022 conteve em sua publicação a Medida Provisória 1110/2022, o instrumento além de...

Leia mais
Notícias MTb – Atividades e Operações Insalubres – Norma Regulamentadora nº 15 – Alteração da Portaria MTb nº 3.214 de 1978
20 de Dezembro de 2018

MTb – Atividades e Operações Insalubres – Norma Regulamentadora nº 15 – Alteração da Portaria MTb nº 3.214 de 1978

Portaria MTb nº 1.084, de 18.12.2018 – DOU de 19.12.2018 Altera o Anexo nº 5 – Radiações Ionizantes – da Norma Regulamentadora nº...

Leia mais
Notícias Obrigações Sociais /MAIO DE 2020
15 de Abril de 2020

Obrigações Sociais /MAIO DE 2020

OBSERVAÇÃO: EM VIRTUDE DA CALAMIDADE PÚBLICA RECONHECIDA PELO DECRETO LEGISLATIVO Nº 6, DE 2020 AS DATAS E OBRIGAÇÕES ESTIPULADAS NO CALENDÁRIO...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte nossa Política de Privacidade.