ALTERADO ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO – CODAC QUE ESTIPULA PROCEDIMENTOS PARA PREENCHIMENTO DA GFIP EM RELAÇÃO ÀS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS.

Notícias • 22 de Abril de 2020

ALTERADO ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO – CODAC QUE ESTIPULA PROCEDIMENTOS PARA PREENCHIMENTO DA GFIP EM RELAÇÃO ÀS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS.

A edição do Diário Oficial de 22 de abril de 2020, contem em sua publicação o Ato Declaratório Executivo 15 – CODAC, editado em 17 de abril de 2020, que altera os termos normativos estipulados no Ato Declaratório Executivo 14 – CODAC, editado em 13 de abril de 2020, que contém orientações sobre o preenchimento da GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e informações à Previdência Social) no que se refere às medidas editadas, publicadas e adotadas para enfrentamento da pandemia decretada face ao novo coronavírus, COVID19.

A alteração apresentada no ato publicado consiste em esclarecer que a dedução correspondente aos primeiros 15 dias subsequentes ao do afastamento do segurado empregado que importe na incapacidade temporária para o trabalho seja, comprovadamente, decorrente de sua contaminação, e somente os casos em que a contaminação foi confirmada, pelo coronavírus (Covid-19). A dedução poderá ser efetuada em relação aos afastamentos que ocorrerem dentro do período de 3 (três) meses, contados de 2 de abril de 2020, prazo que poderá ser prorrogado por ato do Poder Executivo durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional da Covid-19) além de adequações e orientações quanto ao disposto normativo da MP 936 de 01 de abril de 2020 no que se refere a redução da jornada laboral e eventual suspensão do contrato de trabalho.
O teor normativo do Ato Declaratório Executivo 15 – CODAC dispôs sobre as seguintes alterações:

1) Em caso de redução proporcional da jornada de trabalho e de salário de empregado por até 90 dias conforme autoriza a MP 936/2020, deverão ser observados, no preenchimento da GFIP, os seguintes procedimentos:
a) informar como remuneração do trabalhador a que resultar da aplicação do percentual de redução de 25%, 50% e 70%; e
b) observar, no que couber, o disposto no Ato Declaratório Executivo 13 – CODAC, de 27 de março de 2020, por empresas com trabalhadores com apenas um vínculo empregatício, que prestam serviço para mais de um tomador e que devam ser informados em um mesmo movimento do Sefip, mediante utilização dos códigos 150 ou 155, e noAto Declaratório Executivo 7 – CODAC, de 13 de fevereiro de 2020, que trata sobre o preenchimento da GFIP, no caso de Contrato de Trabalho Verde e Amarelo.

2) Em caso da suspensão temporária do contrato de trabalho de empregado pelo prazo máximo de 60 (sessenta) dias, deverão ser observados, no preenchimento da GFIP, os seguintes procedimentos:
a) informar no campo “Código de Movimentação”, a movimentação Y – Outros motivos de afastamento temporário; e
b) informar, após o término do período de suspensão, a movimentação Z5 – Outros retornos de afastamento temporário e/ou licença.

3) Não devem constar da GFIP as informações relativas ao empregado sem remuneração, cujo contrato de trabalho tenha permanecido suspenso durante a vigência de todo o mês de referência.

4) Não deve ser informado na GFIP o valor da ajuda compensatória mensal concedida pelo empregador ao empregado, em decorrência da redução de jornada de trabalho e de salário, ou da suspensão temporária do contrato de trabalho.

5) Não se aplica ao contrato de trabalho intermitente, os procedimentos para informação da GFIP, referente a suspensão temporária do contrato de trabalho, estipulados pelo Ato Declaratório Executivo 15 – CODAC.

6) Na primeira competência em que se verificar empresas com empregado sem remuneração, cujo contrato de trabalho tenha permanecido suspenso durante todo o mês e desde que não tenham ocorrido outros fatos geradores, a empresa/contribuinte deverá enviar GFIP Sem Movimento.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Em atividades que envolvem agentes biológicos, insalubridade é qualitativa
31 de Agosto de 2017

Em atividades que envolvem agentes biológicos, insalubridade é qualitativa

A insalubridade, relativamente a atividades que envolvem agentes biológicos, é qualitativa. A partir desse entendimento, a Segunda Turma...

Leia mais
Notícias Sentença penal condenatória do empregado autoriza dispensa por justa causa se não couber mais recurso
25 de Abril de 2019

Sentença penal condenatória do empregado autoriza dispensa por justa causa se não couber mais recurso

A condenação criminal do empregado, transitada em julgado, autoriza a dispensa por justa causa, conforme deixa claro o artigo 482, “d”,...

Leia mais
Notícias Na ocorrência de terceirização ilícita o fisco está autorizado a cobrar contribuição da tomadora de serviços decide STJ
01 de Novembro de 2024

Na ocorrência de terceirização ilícita o fisco está autorizado a cobrar contribuição da tomadora de serviços decide STJ

A segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça proferi decisão manifestando o entendimento de que “Não cabe ao...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682