Atestado referente a cirurgia estética – procedimento da empresa

Notícias • 26 de Abril de 2016

Atestado referente a cirurgia estética – procedimento da empresa

Essa matéria tem sempre gerado dúvidas nas empresas. A obrigação ou não de a empresa pagar o salário dos dias em que uma empregada faltou ao serviço em razão de fazer cirurgia estética.

A CLT, em seu artigo 473, disciplina as situações em que o empregado pode deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário. Não há, pois, qualquer disposição a respeito de falta ao trabalho por motivo de cirurgia estética.

A Lei 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, estabelece, no parágrafo terceiro do art. 60, a obrigatoriedade de o empregador pagar salário dos primeiros quinze dias consecutivos de afastamento da atividade por motivo de doença:

“Art. 60. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.

…..

§ 3º Durante os primeiros quinze dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doença, incumbirá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral.

Constata-se, assim, que a lei só obriga o empregador a pagar salário em caso de doença (cirurgia estética não é doença) que impossibilita o empregado de trabalhar.

Na mesma linha de raciocínio, preceitua a Súmula nº 15 do Tribunal Superior do Trabalho:

“A justificação da ausência do empregado motivada por doença, para a percepção do salário-enfermidade e da remuneração do repouso semanal, deve observar a ordem preferencial dos atestados médicos estabelecida em lei”

Dessa forma, conclui-se da legislação trabalhista e previdenciária, que o empregador só é obrigado a pagar salário se o afastamento do trabalho decorrer de doença ou acidente (acidente do trabalho ou acidente de qualquer natureza), não se incluindo a cirurgia estética com o único objetivo de embelezamento.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias TST – Bradesco não indenizará trabalhadora por promessa de emprego frustrada
24 de Fevereiro de 2017

TST – Bradesco não indenizará trabalhadora por promessa de emprego frustrada

A Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho absolveu o Banco Bradesco S.A de condenação ao...

Leia mais
Notícias Exame de gravidez na rescisão
26 de Maio de 2017

Exame de gravidez na rescisão

A Constituição Federal de 1988 garante a empregada gestante o direito a estabilidade provisória desde a confirmação da gravidez até cinco meses após...

Leia mais
Notícias Norma coletiva – Garantia de mesmo salário a empregado contratado ou promovido para exercer mesma função de empregado demitido
23 de Dezembro de 2015

Norma coletiva – Garantia de mesmo salário a empregado contratado ou promovido para exercer mesma função de empregado demitido

Não há previsão legal que garanta ao empregado recém-contratado ou promovido o mesmo salário recebido pelo empregado que ocupava a mesma função na...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682