Horas extras habituais na jornada de 6 horas diárias dá direito no intervalo intrajornada de no mínimo 1 hora

Notícias • 17 de Abril de 2019

Horas extras habituais na jornada de 6 horas diárias dá direito no intervalo intrajornada de no mínimo 1 hora

A jurisprudência tem firmado entendimento de que a habitualidade de horas extras em jornada de 6 horas diárias acarreta a necessidade de que se observe 1 hora de intervalo intrajornada para o trabalhador.

Desse modo, pelo menos, foram dois recentes posicionamentos do TST acerca do tema, indicando que se o trabalho em horas extras for habitual, superando habitualmente as 6 horas de jornada, o intervalo intrajornada passa a ser de 1h no mínimo.

Assim é como julgou a Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho em recente decisão sobre os efeitos da prorrogação da jornada de seis horas na duração do intervalo para repouso e alimentação (intrajornada).

O artigo 71 da CLT prevê que nas jornadas acima de quatro e até seis horas, o período de descanso é de 15 minutos. Já quando se ultrapassam as seis horas diárias, o repouso deve ser de no mínimo uma hora.

Seguindo essa linha, a Sexta Turma do TST condenou uma empresa recentemente, no  RR-58200-55.2008.5.04.0851, a pagar a uma empregada os 60 minutos de intervalo diários como horas extras. Na demanda julgada pelo TST, observou-se que, uma vez caracterizada a habitualidade da prestação de horas extras, é devido o pagamento do intervalo de uma hora como serviço extraordinário, ainda que a jornada contratual seja de seis horas, nos termos do item IV da Súmula 437 do TST.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias FGTS – Empresas do 2º Grupo do eSocial tem prazo máximo de utilização da GRF e da GRRF
23 de Maio de 2019

FGTS – Empresas do 2º Grupo do eSocial tem prazo máximo de utilização da GRF e da GRRF

Por intermédio da Circular 858 Caixa, de 30-4-2019, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 23-5, a Caixa Econômica Federal dispõe sobre a...

Leia mais
Notícias FGTS DIGITAL
24 de Abril de 2024

FGTS DIGITAL

Divulgada orientação para situações de contingência do sistema FGTS Digital A SIT - Secretaria de...

Leia mais
Notícias DECISÕES DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
10 de Junho de 2020

DECISÕES DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO

SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. PAGAMENTO DA CESTA BÁSICA. INDEVIDO. O afastamento do trabalho, pelo empregado, por motivo de auxílio-doença...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682