Inovações nas relações de trabalho introduzidas pela Lei da Liberdade Econômica

Notícias • 21 de Novembro de 2019

Inovações nas relações de trabalho introduzidas pela Lei da Liberdade Econômica

Dentre as mudanças legislativas promovidas a partir da publicação da denominada Lei da Liberdade Econômica no ambiente do Direito do Trabalho, destacamos as alterações introduzidas no artigo 74 da CLT e seus parágrafos.

✔         Quadro com horário de trabalho

A princípio, deixou de ser obrigatória a exposição do quadro com o horário de trabalho em local visível da empresa, bastando que a jornada de trabalho seja anotada em registro do empregado, no caso de empresa obrigada ao envio das informações através do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, passa a valer como registro do empregado, dispensando o registro em meio físico.

✔         Anotação do horário de trabalho

Também, a anotação do horário de trabalho passou a ser obrigatória apenas para as empresas com mais de 20 empregados e não mais, como anteriormente, para aquelas com número superior a 10 empregados.

✔         Registro eletrônico do horário de trabalho

A efetivação do registro do horário de trabalho para aquele executado fora do estabelecimento, enquanto anteriormente era previsto que o horário de trabalho deveria constar em ficha ou papeleta em poder do empregado, com o disposto normativo da nova lei o horário passa a constar em registro manual, mecânico ou eletrônico em equipamento homologado que esteja em seu poder.

✔         Registro de ponto por exceção

Por derradeiro, destacamos a previsão do parágrafo 4º do dispositivo legal, que permite a aplicação de registro de ponto por exceção (em que apenas há a marcação de ponto quando o trabalhador presta horas extras ou realiza entrada ou saída fora do padrão estabelecido da jornada de trabalho), mediante acordo individual escrito, acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.

A previsão do artigo 611-A, X, da CLT, já autorizava a possibilidade de convenção ou acordo coletivo de trabalho dispor sobre modalidade de registro de jornada, o que abrange a modalidade de controle de ponto por exceção. Agora, porém, tal modalidade de controle de ponto também passa a ser permitido de ser estipulada por acordo individual escrito.

Anésio Bohn

OAB/RS 116.475

Veja mais publicações

Notícias Troca pela empregadora de plano de saúde com carência gera ressarcimento e indenização
26 de Fevereiro de 2024

Troca pela empregadora de plano de saúde com carência gera ressarcimento e indenização

Uma auxiliar de farmácia de um hospital de Curitiba teve o seu plano de saúde trocado pela empregadora e o novo seguro exigiu...

Leia mais
Notícias Trabalhador que teve contratação cancelada com um “X” na CTPS não consegue indenização
20 de Julho de 2021

Trabalhador que teve contratação cancelada com um “X” na CTPS não consegue indenização

Para a Sexta Turma, o ato não implicou ofensa ao histórico profissional. A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão que negou o...

Leia mais
Notícias Estaleiro deve restabelecer plano de saúde de dependente de aposentado por invalidez
13 de Fevereiro de 2025

Estaleiro deve restabelecer plano de saúde de dependente de aposentado por invalidez

Para a 3ª Turma, cláusula de acordo coletivo que previa exclusão é inválida A Terceira Turma do Tribunal...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682