Ministério do Trabalho divulga cronograma de implantação do domicílio eletrônico trabalhista

Notícias • 20 de Fevereiro de 2024

Ministério do Trabalho divulga cronograma de implantação do domicílio eletrônico trabalhista

A edição do Diário Oficial da União do dia 09 de fevereiro de 2024 conteve em sua publicação o Edital 1 SIT, da SIT - Secretaria de Inspeção do Trabalho que deu publicidade ao cronograma de implantação do DET - Domicílio Eletrônico Trabalhista, transcrito abaixo:

Data

Data de publicação deste Edital

Alcance

Todos os empregadores e entidades sujeitos à Inspeção do Trabalho, tenham ou não empregado

Ações

Atualização de cadastro no DET
det.sit.trabalho.gov.br

Data

1-3-2024

Alcance

Empregadores e entidades pertencentes aos grupos 1 e 2 do eSocial

Ações

Utilização obrigatória do DET, nos termos regulamentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego*

Data

1-5-2024

Alcance

Empregadores e entidades pertencentes aos grupos 3 e 4 do eSocial

Ações

Utilização obrigatória do DET, nos termos regulamentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego*

Data

1-5-2024

Alcance

Empregadores domésticos

Ações

Utilização obrigatória do DET, nos termos regulamentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego*

Cumpre destacar que após a atualização do cadastro, o empregador poderá outorgar poderes a um terceiro para acessar o DET em seu nome, por intermédio do SPE - Sistema de Procuração Eletrônica (spe.sistema.gov.br).

O cronograma estabelecido no Edital publicado pode ser modificado a qualquer tempo, no todo ou em parte, quer por decisão unilateral da SIT, quer por motivo de interesse público, sem que implique direitos ou reclamação de qualquer natureza.

O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) é um sistema implementado pelo Poder Executivo Federal, gerido pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem por objetivo atender ao artigo 628-A da CLT [CIT001], que instituiu a comunicação eletrônica entre a Auditoria-Fiscal do Trabalho e o empregador.

Dispõe o artigo 628 da Consolidação das Leis do Trabalho:

Art. 628-A. Fica instituído o Domicílio Eletrônico Trabalhista, regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, destinado a: (Incluído pela Lei nº 14.261, de 2021)

I - cientificar o empregador de quaisquer atos administrativos, ações fiscais, intimações e avisos em geral; e (Incluído pela Lei nº 14.261, de 2021)

II - receber, por parte do empregador, documentação eletrônica exigida no curso das ações fiscais ou apresentação de defesa e recurso no âmbito de processos administrativos. (Incluído pela Lei nº 14.261, de 2021)

§ 1º As comunicações eletrônicas realizadas pelo Domicílio Eletrônico Trabalhista dispensam a sua publicação no Diário Oficial da União e o envio por via postal e são consideradas pessoais para todos os efeitos legais. (Incluído pela Lei nº 14.261, de 2021)

§ 2º A ciência por meio do sistema de comunicação eletrônica, com utilização de certificação digital ou de código de acesso, possuirá os requisitos de validade. (Incluído pela Lei nº 14.261, de 2021)

A implementação do Domicílio Eletrônico Trabalhista tem como objetivo proporcionar maior publicidade e eficiência à relação entre O Ministério do Trabalho e Emprego e os Empregadores, por meio da digitalização de serviços, com o propósito de elevar a segurança e a transparência das informações transmitidas e reduzir a duração do processo e os custos operacionais, ou seja, as notificações emitidas pela Auditoria Fiscal do trabalho se efetivarão por meio dessa plataforma, assim como o envio de documentos, defesas e/ou recursos em relação a eventuais autos de infração lavrados, em suma, os processos administrativos tramitarão por meio da plataforma disponibilizada

Por derradeiro, é importante registrar que o Domicílio Eletrônico Trabalhista é on-line e pode ser acessado em qualquer sistema operacional, sem necessidade de instalação, usando apenas um navegador Web com acesso à Internet e autenticação via Login da conta gov.br.

César Romeu Nazario 

OAB/RS 17.832

 

Veja mais publicações

Notícias Trabalhador pode ser obrigado a usar uniforme com propaganda de terceiros
16 de Abril de 2018

Trabalhador pode ser obrigado a usar uniforme com propaganda de terceiros

Empresas não devem pagar indenização por incluírem propaganda de patrocinadores no uniforme dos empregados. Com esse entendimento, a 5ª Turma do...

Leia mais
Notícias Flávio Dino: terceirização, pejotização e fraudes trabalhista e tributária
06 de Novembro de 2024

Flávio Dino: terceirização, pejotização e fraudes trabalhista e tributária

O debate no Supremo Tribunal Federal sobre relação de emprego, terceirização e pejotização envolve...

Leia mais
Notícias Empresa que não pune empregado por não usar EPI também é culpada em caso de acidente
08 de Dezembro de 2016

Empresa que não pune empregado por não usar EPI também é culpada em caso de acidente

Os magistrados da 9ª Turma do TRT da 2ª Região entenderam que há culpa concorrente da empresa que não repreende empregado por não usar equipamento...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682