O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO NO EXAME TOXICOLÓGICO PERIÓDICO

Notícias • 19 de Abril de 2021

O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO NO EXAME TOXICOLÓGICO PERIÓDICO

A partir do início da vigência da Lei 14.071/2020 que altera dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), diversas mudanças foram apresentadas, impactando diretamente inúmeros condutores brasileiros.

Dentre as inovações apresentadas pela Nova Lei de trânsito, está a obrigatoriedade de realização do exame toxicológico a cada 2 anos e meio (30 meses), também conhecido como Toxicológico Periódico.

Os motoristas, profissionais ou não, habilitados nas categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos, deverão, obrigatoriamente, realizar o exame toxicológico neste período, independente da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Gize-se que a responsabilidade pelo controle e realização do exame incumbe ao motorista.

Outra inovação apresentada pelo dispositivo alterador naquilo que se refere ao Toxicológico Periódico, é a aplicação de infração gravíssima para quem dirigir após 30 dias do vencimento da data de coleta do Exame Toxicológico. Além disso, o condutor também receberá uma multa multiplicada 5 vezes (R$ 1.467,35 em valor atual de 2021), e terá a suspensão do direito de dirigir por 3 meses, condicionado o levantamento da suspensão à inclusão no Renach de resultado negativo em novo exame toxicológico periódico; ou seja, só poderá dirigir novamente com um novo resultado negativo do exame toxicológico.

Sendo assim, e considerando a ampliação do aumento da validade da CNH, o exame deverá ser realizado nas seguintes circunstâncias:

→ Motoristas com idade inferior a 50 anos de categorias C, D e E, precisarão renovar a carteira de habilitação a cada 10 anos. Porém, dentre esse período, será necessário realizar o exame toxicológico de larga janela de detecção a cada 2 anos e 6 meses.

→ Motoristas com idade igual ou superior a 50 e inferior a 70 anos, a renovação da CNH ocorrerá a cada 5 anos. Contudo, o exame toxicológico também é necessário a cada 2 anos e 6 meses.

Por derradeiro, os condutores com 70 anos ou mais deverão renovar a CNH a cada 3 anos. Para estes condutores, o exame toxicológico poderá ser realizado no momento da renovação.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias PUBLICADA MEDIDA PROVISÓRIA QUE ALTERA VENCIMENTO DO SIMPLES DOMÉSTICO E DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA
30 de Março de 2022

PUBLICADA MEDIDA PROVISÓRIA QUE ALTERA VENCIMENTO DO SIMPLES DOMÉSTICO E DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

A edição extra do Diário Oficial da União do dia 28 de março de 2022 conteve em sua publicação a Medida Provisória 1110/2022, o instrumento além de...

Leia mais
Notícias Vale transporte – pagamento em dinheiro
26 de Abril de 2016

Vale transporte – pagamento em dinheiro

A possibilidade de pagamento em dinheiro do Vale Transporte já restou definida pelo TST, em diversos julgados. Abaixo citamos uma decisão nesse...

Leia mais
Notícias Não é possível o acúmulo de auxílio-doença e seguro-desemprego, decide TNU
08 de Janeiro de 2020

Não é possível o acúmulo de auxílio-doença e seguro-desemprego, decide TNU

Publicado em 19 de dezembro de 2019 O auxílio-doença não pode ser acumulado com o seguro-desemprego, mesmo em caso de reconhecimento...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682