OBRIGAÇÕES DAS EMPRESAS COM EMPREGADOS NA ZONA DO CORONAVÍRUS.

Notícias • 04 de Março de 2020

OBRIGAÇÕES DAS EMPRESAS COM EMPREGADOS NA ZONA DO CORONAVÍRUS.

A instabilidade provocada pela disseminação do novo coronavírus, na China, colocou o mundo em alerta, despertando preocupação em governos, em empresas e na população em todo o mundo.
O surto da doença foi classificado pela Organização Mundial da Saúde como emergência de saúde pública global. No conjunto das ações elaboradas e praticadas pelo país, o governo sancionou a Lei 13.979 de 06 de fevereiro de 2020, que estabelece medidas preventivas e de combate a disseminação ao novo coronavírus e regulamenta o ingresso de pessoas oriundas de áreas de risco e/ou com suspeita de contaminação no país.
Além das necessárias medidas governamentais nas ações para o controle da disseminação da doença, a crise global também gera reflexos em empresas com empregados na região, estejam estes a trabalho ou não.
O texto normativo da Lei 13.979/2020 que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública em decorrência do surto do Coronavírus estabelece previsão sobre a situação de empregados do setor privado atingidos pela situação de emergência, mais especificamente no art. 3º, inciso VI e parágrafo 3º do texto legal que estipula a condição de falta justificada ao empregado de alguma forma atingido pelas medidas.
O empregado que está em áreas de risco e impedido de retornar ao país pela restrição, tanto a embarque quanto ao desembarque em solo brasileiro, está no escopo da disposição legal, e dessa forma, em que pese não estabelecer o texto uma previsão mais detalhada sobre a situação em concreto, determina o amparo através das medidas estipuladas em lei.

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Técnica de farmácia pode rescindir contrato por receber menos que colegas
28 de Outubro de 2024

Técnica de farmácia pode rescindir contrato por receber menos que colegas

Para 3ª Turma, diferença salarial é grave o suficiente para justificar o rompimento do contrato. A Terceira Turma do Tribunal...

Leia mais
Notícias CARTA DE OBTENÇÃO DE NOVO EMPREGO LIBERA O EMPREGADO DO PAGAMENTO DO AVISO PRÉVIO NO PEDIDO DE DEMISSÃO?
10 de Novembro de 2021

CARTA DE OBTENÇÃO DE NOVO EMPREGO LIBERA O EMPREGADO DO PAGAMENTO DO AVISO PRÉVIO NO PEDIDO DE DEMISSÃO?

Não raras vezes surge o questionamento no dia a dia das relações de trabalho em relação a liberação do cumprimento e do ônus de pagamento do aviso...

Leia mais
Notícias Empresa de comércio não precisa contratar profissional químico para desenvolver suas atividades
31 de Março de 2021

Empresa de comércio não precisa contratar profissional químico para desenvolver suas atividades

Publicado em 31.03.2021 O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deu provimento ao recurso de uma empresa do ramo de indústria e comércio de...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682