PORTARIA 10.486 ESTIPULA PARÂMETROS PARA BASE DE CÁLCULO DO BENEFICIO EMERGENCIAL DO EMPREGADO COM REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO.

Notícias • 28 de Abril de 2020

PORTARIA 10.486 ESTIPULA PARÂMETROS PARA BASE DE CÁLCULO DO BENEFICIO EMERGENCIAL DO EMPREGADO COM REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO.

A Portaria 10.486/2020 editada em 22 de abril de 2020 e publicada na edição do Diário Oficial da União em 24 de abril de 2020 regulamentou normas relativas ao processamento e pagamento do Benefício Emergencial de que trata a Medida Provisória nº 936, de 1º de abril de 2020.

Dentre as normativas apresentadas, mais especificamente no art. 5º, está a definição dos parâmetros para formulação da base de cálculo das médias salarias do empregado. A partir da definição das médias salariais será possível estabelecer o enquadramento do empregado nas faixas de seguro-desemprego ao qual este faria jus, e sobre esta faixa será aplicado o percentual de redução da jornada de trabalho e consequente redução salarial.

Esse aspecto, que para muitos passou desapercebido, precisa estar claro para as partes no momento da celebração do acordo individual. O Benefício Emergencial instituído como mecanismo governamental pela MP 936 com o intuito de compensar as perdas salarias do empregado pela redução da carga horária e auxiliar a economia com a manutenção de empregos diante da redução da demanda e do arrefecimento da atividade empresarial e comercial não integralizará o salário percebido pelo empregado em condições contratuais normais. Trata-se de um auxílio, emergencial, transitório, para suplantar a grave crise surgida a partir da decretação do status de pandemia e calamidade pública nacional .

César Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Extinção de setor não afasta direito de membro da Cipa à estabilidade
24 de Julho de 2019

Extinção de setor não afasta direito de membro da Cipa à estabilidade

O encerramento das atividades de apenas um setor não se equipara ao fechamento do estabelecimento. A Radicifibras Indústria e Comércio Ltda., de São...

Leia mais
Notícias Operador de empilhadeira movida a GLP receberá adicional de periculosidade
01 de Junho de 2020

Operador de empilhadeira movida a GLP receberá adicional de periculosidade

O empregado estava sujeito a perigo de explosão durante o abastecimento. 29/05/20 – A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho...

Leia mais
Notícias Empresas se preparam para o trato de dados da vacinação
27 de Agosto de 2021

Empresas se preparam para o trato de dados da vacinação

Advogados alertam que a medida pede cautela das empresas Com o retorno das atividades presenciais, algumas empresas passaram a exigir o comprovante...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682