Portaria do Ministério da Saúde apresenta nova lista de doenças do trabalho incluindo Covid-19, Burnout e Câncer

Notícias • 08 de Dezembro de 2023

Portaria do Ministério da Saúde apresenta nova lista de doenças do trabalho incluindo Covid-19, Burnout e Câncer

A edição extra do Diário Oficial da União - DOU – do dia 29 de novembro de 2023 conteve em sua publicação a Portaria GM/MS nº 1.199/2023, de 27 de novembro de 2023, que tem por objeto alterar a Portaria de Consolidação GM/MS n° 5, de 28 de setembro de 2017, que atualiza a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT).

A Portaria editada e publicada pelo Ministério da Saúde promoveu uma alteração atualização na lista de doenças relacionadas ao trabalho adicionando 165 novas patologias, apontadas como causadoras por danos à integridade física ou psicológica do trabalhador.

Entre as patologias incluídas estão a covid-19, distúrbios músculo- esqueléticos e alguns tipos de cânceres.

Perturbações psicológicas como Burnout, ansiedade, depressão e tentativa de suicídio também foram acrescentados à lista. O instrumento normativo publicado reconhece ainda que o uso de determinadas drogas pode ser consequência de jornadas exaustivas e assédio moral, da mesma forma como o abuso de álcool que já constava na listagem anteriormente.

As adaptações receberam foram submetidas a chancela dos ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social e passam a ter vigência no prazo de 30 dias contados da publicação.

No entanto, é importante registrar que o simples diagnóstico não importa na responsabilização do empregador, seja na via administrativa ou através de reclamação no judiciário trabalhista. Tal condição deve, necessariamente, ser embasada em um laudo médico que comprove que o empregado foi acometido da patologia em virtude de sua atividade laboral, além do seu histórico e da avaliação do ambiente onde desenvolve suas atividades profissionais.

É necessário que se estabeleça o nexo causal entre o desenvolvimento da atividade laboral e o acometimento da patologia. Dessa forma, a ampliação das patologias que podem ser enquadradas como doenças do trabalho exige que os empregadores adotem medidas para prevenir a ocorrência em relação aos seus empregados, assegurando proatividade preventiva.

Abaixo o link de acesso a integra do instrumento normativo publicado.

https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-1.999-de-27-de-novembro-de-2023-526629116

Cesar Romeu Nazario

OAB/RS 17.832

Veja mais publicações

Notícias Anotação do vínculo de emprego na CTPS. Ausência. Inexistência de prejuízo. Dano moral não caracterizado
24 de Junho de 2016

Anotação do vínculo de emprego na CTPS. Ausência. Inexistência de prejuízo. Dano moral não caracterizado

Conforme preceitua o art. 29 da CLT, a anotação do vínculo de emprego na CTPS tem caráter cogente. Todavia, a ausência de registro, por si só, não...

Leia mais
Notícias Fator Acidentário de Proteção de 3,4 milhões de estabelecimentos já está disponível para consulta
04 de Outubro de 2022

Fator Acidentário de Proteção de 3,4 milhões de estabelecimentos já está disponível para consulta

Empresas devem usar a mesma senha que utilizam para outros serviços de contribuição previdenciária O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) 2022, com...

Leia mais
Notícias MP que trata do PPE tem vigência prorrogada
28 de Agosto de 2015

MP que trata do PPE tem vigência prorrogada

Foi publicado no Diário Oficial de 26-8, o Ato 29 do Congresso Nacional, de 25-8-2015, que prorroga, pelo período de 60 dias, a vigência da Medida...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682