TROCA DE FERIADO, NEGOCIAÇÃO COLETIVA E A “PONTE” ATRAVÉS DE COMPENSAÇÃO.

Notícias • 10 de Setembro de 2021

TROCA DE FERIADO, NEGOCIAÇÃO COLETIVA E A “PONTE” ATRAVÉS DE COMPENSAÇÃO.

Nos últimos meses do ano o calendário apresenta um conjunto de feriados alusivos a datas comemorativas e religiosos. Muito se questiona nesta época a possibilidade de troca da data do feriado acumulando e/ou suprimindo dias para gozo e trabalho.

A Lei 13.467/2017, a denominada reforma trabalhista não altera a data de nenhum feriado, contudo, faculta a possibilidade da compensação do dia trabalhado e, também, que uma norma coletiva altere a sua data.

Antes do advento da inovação legislativa, via de regra, o trabalho em feriados era proibido (exceto em atividades que, pela sua natureza, não podem sofrer interrupção na prestação do serviço). Caso o empregador exigisse o comparecimento do empregado nesses dias, deveria obrigatoriamente remunerar o valor do dia trabalhado em dobro.

A legislação não alterou essa condição, de modo que, em princípio, o empregado não deve trabalhar em feriados, exceto nas atividades mencionadas. No entanto, o inciso XI do artigo 611-A faculta a possibilidade de que, através de negociação coletiva pode estabelecer a troca do dia de feriado por outro, hipótese onde o negociado tem prevalência sobre o legislado.

Além disso, a denominada reforma acrescentou outra possibilidade de exceção à regra, que é a compensação de horas através de acordo individual, nos termos do § 6º do artigo 59, desde que a compensação ocorra dentro do mesmo mês.

Sendo assim, empregador e empregado podem estabelecer um acordo individual de compensação de horas, em que o trabalho executado em determinada data seja compensada com uma folga em outro dia, na véspera de um feriado por exemplo o que proporcionada a popularmente denominada “ponte”. (Por exemplo, no caso de um feriado recair em uma quinta-feira, o empregador pode negociar com o empregado que ele trabalhe, antecipadamente ou até mesmo após a data, o quantitativo de horas para compensar a sexta feira após o feriado onde este permanecerá em folga).

Anésio Bohn

OAB/RS 116.475

Veja mais publicações

Notícias QUAIS OS IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NO GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS DE COMPLIANCE?
11 de Agosto de 2020

QUAIS OS IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NO GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS DE COMPLIANCE?

O termo “compliance” é sinônimo da expressão “programa de integridade”, conforme estipulado na Lei 12.846/13 e no Decreto 8.420/15. Cumpre destacar,...

Leia mais
Notícias COMO ESTABELECER A DIFERENÇA ENTRE PRÊMIOS, GRATIFICAÇÕES E ADICIONAIS.
10 de Janeiro de 2022

COMO ESTABELECER A DIFERENÇA ENTRE PRÊMIOS, GRATIFICAÇÕES E ADICIONAIS.

Questionamento recorrente no desenvolvimento das relações derivadas o contrato de trabalho se refere ao pagamento de prêmios, gratificações e...

Leia mais
Notícias Afastamento do trabalho por motivo de saúde/doença
22 de Novembro de 2018

Afastamento do trabalho por motivo de saúde/doença

A legislação que dispõe a respeito do afastamento do trabalho em decorrência de motivo de saúde/doença, prevê que durante os primeiros 15 dias...

Leia mais

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado. Se você preferir, mande um e-mail para:

contato@nazarioadvogados.com.br

51 99102-4836

51 3594-6682